A escola está localizada à rua Manoel Diulino, 341, bairro João Fonfon, no município de Canavieiras-BA, surgiu através da iniciativa da professora Joselice Ferreira da Silva com o nome de "Escola Cosme e Damião". A referida professora mantinha a escola em sua residência com uma turma de educação infantil e sentiu a necessidade de ampliar o espaço físico devido a grande demanda.
O prédio foi inaugurado em 1993 tendo na direção a professora Joselice Ferreira. Em 1997, sob a direção da professora Maria D'Ajuda Ribeiro, passou a se chamar "Escola Municipal Rotary Clube" em reconhecimento ao apoio oferecido pela instituição Rotary Club International, atarvés da portaria 125/ 97, diário oficial de 06/08/97.
Entre os anos de 2001 e 2002 assumiu a professora Cleise Brandao da Silva. Em 2003 foi nomeada a professora Marileide Sena dos Santos e em 2004 retornou a professora Cleise Brandao. A professora Bárbara Figueiredo Pinto, dirigiu a escola de janeiro de 2005 a marco de 2007, quando esta passou a se chamar "Escola Municipal Rotary Clube" através de registro oficializado pela portaria 003/2007-06 diário oficial 24 e 25/02/2007.
A professora Neide Costa Assis, foi nomeada diretora em marco de 2007, permanecendo até a presente data no cargo.
A cadeia hierárquica da escola iniciada em 19/03/2007, com a equipe diretiva composta pela diretora Neide Costa Assis, tem como vice-diretoras Rachel Emília Santos Ribeiro e Rosimeire Souza Pinto e como coordenadora pedagógica, Milena Mendonça dos Santos, trabalhando em parceria com os diversos segmentos da instituição com o objetivo de fortalecer a qualidade de ensino de forma responsável e democrática.
Atualmente a escola conta com corpo docente formado por dezoito professores, três auxiliares de ensino, uma digitadora e, entre os funcionários de servicos gerais estão: três merendeiras, seis zeladoras, três porteiros e um vigia.
O espaço físico está dividido em sete salas de aula, uma cozinha, uma secretaria , dois banheiros masculinos e dois femininos, uma pequena sala anexa no primeiro piso onde funcionam as aulas de reforco escolar, um depósito para merenda e material didático. Todas as salas de aula possuem três ventiladores, um armário para o professor, mesa e carteiras para os alunos.
A maoir parte dos alunos mora em casas pequenas, sem conforto, em condições precárias de higiene, a maioria sem saneamento básico e com renda abaixo de um salário mínimo. A estrutura familiar apresenta um perfil desestruturado,sem a figura paterna presente e, ao mesmo tempo, distante da figura materna , pois a mesma se ausenta do seio familiar para conseguir o sustento dos filhos.
Quanto à disciplina, atende as regras de convivência da unidade escolar. Em relação à religião, grande parte não é declarada. O esporte preferido é o futebol, o lazer é a brincadeira de rua, praia e andar de bicicleta.
Apresentam dificuldades no processo ensino-aprendizagem, por falta de raciocínio lógico-matemático, deficiências na oralidade, na leitura e na escrita.
A maioria das residências é pequena e sem conforto, a comunidade é basicamente de classe média baixa e o comércio local não possui infra-estrutura adequada. Em relação a saneamento básico e saúde, a infra-estrutura é razoável, no que se refere a transporte e segurança é regular e em relação à educação a infra-estrutura é relevante.
O nosso conselho escolar averigua o que a nossa escola precisa e quais são os assuntos mais importantes, acessora as necessidades financeiras referentes aos recursos oriundos do PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola) e PDDE ( Programa Dinheiro Direto na Escola), também participa de reuniões com a comunidade escolar referentes ao bem estar dos estudantes.
Ocorrem reuniões bimestrais, em casos extremos, reuniões mensais, e as eleições são realizadas de dois em dois anos.
As reuniões com o conselho são um meio de expressar a nossa opinião sobre assuntos importantes da Unidade Escolar. Temos representantes, como pais de alunos, alunos do turno noturno, funcionários, assim obtendo a oportunidade de expressar o ponto de vista destas pessoas quando as decisões são tomadas.
O nosso Projeto Político Pedagógico busca, de forma integrada, viabilizar uma prática interdisciplinar, acreditando que o papel da escola é viabilizar as relações humanas aprimorando valores e atitudes, além de capacitar o indivíduo na busca por informeções para usá-las em seu cotidiano.
Nossa Missão é manter a qualidade do nosso serviço, garantindo a permanência dos alunos na escola e contribuindo na formação de cidadãos críticos e conscientes.
Queremos ser uma escola se referência na nossa cidade pela qualidade dos nossos profissionais e do ensino, atendendo a todos os que necessitem dos nossos serviços, esta é a nossa visão de futuro.
Temos 3 valores: 1. Transparência: valorizamos a honestidade e mantemos uma comunicação aberta entre professores e funcionários.
2.Qualidade: orgulhamo-nos da qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes.
3. Companheirismo: estimamos o companheirismo mútuo que possibilita a ampliação da rede de idéias garantindo, assim, uma melhor integração da nossa equipe escolar.
Os objetivos e metas estabelecidos pela Unidade Escilar estão fundamentados nos altos índices de evasão e repetência apresentados pelo corpo discente.
A nossa escola hoje serve para a formação intelectual básica dos alunos, ainda não possuímos recursos tecnológicos como laboratório de informática, mas temos a função de transmitir conhecimentoscientíficos tecnológicos e filosóficos universais como instrumentos de construção da cidadania. A escola centrada no pleno desenvolvimento do educando precisa estar buscando maneiras de fazer deste processo educativo algo prazeroso e desafiador.
Tanto as salas de aula quanto a cozinha são azulejados e possuem piso de cerâmica.
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