segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Projeto de aprendizagem


BRINCANDO  COM OS NÚMEROS


Trabalho apresentado ao curso de
Inclusão Digital Proinfo. Cursistas:
Fabíola Borges Sales; Marineuza Paixão da Silva; Josimária Delmondes; Margarida de Souza e Souza; Andréa Conceição Gomes; Elizabete Lima de Moura; Joselice da Silva Ferreira; Jussara Maria Barbosa; Marta Gomes Silva; Michelly de Aros; Milena Mendonça dos Santos; Nelcy Peluso Santos; Rachel Emília Santos Ribeiro; Rosimeire de Souza Pinto; Simone Chaves Chachá;  Leonice Alves da Silva; Suely Borges Costa Vasconcelos. 
                                    


                                                    




CANAVIEIRAS / BA
2010



SUMÁRIO


·        Introdução
·        Justificativa
·        Disciplina
·        Conteúdos
·        Duração
·        Público alvo
·        Objetivo geral
·        Objetivos específicos
·        Metodologia
·        Recursos
·        Cronograma de ações
·        Avaliação
·        Referências Bibliográficas


















INTRODUÇÂO


As técnicas, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade, pelas implicações que exercem no cotidiano das pessoas.
Estudiosos do tema mostram que escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Nesse cenário insere-se mais um desafio para a escola, ou seja, o de como incorporar ao seu trabalho, apoiado na oralidade e na escrita, novas formas de comunicar e conhecer.                                                                                                                                                                                           



JUSTIFICATIVA


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um “fazer sem obrigação externa e imposta”, embora demande exigências, normas e controle.
No jogo, mediante a articulação entre o conhecido e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento- até onde se pode chegar- e o conhecimento dos outros- o que se pode esperar e em que circunstâncias.
Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que possuem um significado funcional (jogos de exercício), isto é, são fonte de significados e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema. Essa repetição funcional também deve estar presente na atividade escolar, pois é importante no sentido de ajudar a criança a perceber regularidades.




CRONOGRAMA DE AÇÕES



·         1º Etapa:
Levantar os conhecimentos prévios sobre noções básicas de adição e subtração.
·         2º Etapa:
Atividades mimeografadas que envolvam adição e subtração.
·         3º Etapa:
Roda de conversa sobre os jogos que eles mais gostam de brincar, quando usam o computador.

·         4º Etapa:
Dividir os alunos em equipes para realizar o jogo ( Pikeruxo no desafio da tabuada):
Um aluno por vez se posicionará em frente ao computador para apertar uma tecla, onde aparecerá um fato de adição ou subtração. Imediatamente várias bolinhas irão surgindo com diversos resultados. O aluno terá que ser hábil para estourar a bolinha correta no mínimo espaço de tempo. Ganhará o jogo , a equipe que acertar mais pontos.
Avaliação
Será feita através do envolvimento e da participação dos alunos na execução das tarefas.
    



DISCIPLINA: matemática
CONTEÚDOS:
·         Coordenação motora;
·         Lateralidade;
·         Posição;
·         Adição;
·         Subtração.
DURAÇÃO: uma semana
PÚBLICO ALVO: 1º ano 
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o raciocínio lógico e coordenação motora, identificando as cores e os resultados dos cálculos matemáticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Adquirir habilidades para o desenvolvimento de espaço e tempo.
·         Resolver cálculos matemáticos que envolvam adição e subtração.
·         Identificar as cores.
METODOLOGIA: aula expositiva e participativa.
RECURSOS:
·         Data show;
·         Computador;
·         Recursos humanos.





Referências Bibliográficas






·        Parâmetros Curriculares Nacionais:Matemática/Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC/SEF,1997.


























































sábado, 4 de setembro de 2010

Nossas fotos!

Atividades monitoradas por instrutores de recreação foram realizadas durante a festa de aniversário da escola

Gincana em comemoração ao aniversário da escola




Nossa fachada!
Os nossos alunos
Apresentação de alunos da 4ª série na festa do dia das mães.
Os professores participaram na hora da distribuição do lanche

A diretora trabalhando firme para que tudo acontecesse como o palnejado.
<>
Nosso São João!
Depois das brincadeiras, hora do almoço, servido pelos professores e funcionários!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nosso projeto de intervenção

   A escola está localizada à rua Manoel Diulino, 341, bairro João Fonfon, no município de Canavieiras-BA, surgiu através da iniciativa da professora Joselice Ferreira da Silva com o nome de "Escola Cosme e Damião". A referida professora mantinha a escola em sua residência com uma turma de educação infantil e sentiu a necessidade de ampliar o espaço físico devido a grande demanda.
   O prédio foi inaugurado em 1993 tendo na direção a professora Joselice Ferreira. Em 1997, sob a direção da professora Maria D'Ajuda Ribeiro, passou a se chamar "Escola Municipal Rotary Clube" em reconhecimento ao apoio oferecido pela instituição Rotary Club International, atarvés da portaria 125/ 97, diário oficial de 06/08/97.
   Entre os anos de 2001 e 2002 assumiu a professora Cleise Brandao da Silva. Em 2003 foi nomeada a professora Marileide Sena dos Santos e em 2004 retornou a professora Cleise Brandao. A professora Bárbara Figueiredo Pinto, dirigiu a escola de janeiro de 2005 a marco de 2007, quando esta passou a se chamar "Escola Municipal Rotary Clube" através de registro oficializado pela portaria 003/2007-06 diário oficial 24 e 25/02/2007.
  A professora Neide Costa Assis, foi nomeada diretora em marco de 2007, permanecendo até a presente data no cargo.
   A cadeia hierárquica da escola iniciada em 19/03/2007, com a equipe diretiva composta pela diretora Neide Costa Assis, tem como vice-diretoras Rachel Emília Santos Ribeiro e Rosimeire Souza Pinto e como coordenadora pedagógica, Milena Mendonça dos Santos, trabalhando em parceria com os diversos segmentos da instituição com o objetivo de fortalecer a qualidade de ensino de forma responsável e democrática.
   Atualmente a escola conta com corpo docente formado por dezoito professores, três auxiliares de ensino, uma digitadora e, entre os funcionários de servicos gerais estão: três merendeiras, seis zeladoras, três porteiros e um vigia.
   O espaço físico está dividido em sete salas de aula, uma cozinha, uma secretaria , dois banheiros masculinos e dois femininos, uma pequena sala anexa no primeiro piso onde funcionam as aulas de reforco escolar, um depósito para merenda e material didático. Todas as salas de aula possuem três ventiladores, um armário para o professor, mesa e carteiras para os alunos.
   A maoir parte dos alunos mora em casas pequenas, sem conforto, em condições precárias de higiene, a maioria sem saneamento básico e com renda abaixo de um salário mínimo. A estrutura familiar apresenta um perfil desestruturado,sem a figura paterna presente e, ao mesmo tempo, distante da figura materna , pois a mesma se ausenta do seio familiar para conseguir o sustento dos filhos.
   Quanto à disciplina, atende as regras de convivência da unidade escolar. Em relação à religião, grande parte não é declarada. O esporte preferido é o futebol, o lazer é a brincadeira de rua, praia e andar de bicicleta.
   Apresentam dificuldades no processo ensino-aprendizagem, por falta de raciocínio lógico-matemático, deficiências na oralidade, na leitura e na escrita.
    A maioria das residências é pequena e sem conforto, a comunidade é basicamente de classe média baixa e o comércio local não possui infra-estrutura adequada. Em relação a saneamento básico e saúde, a infra-estrutura é razoável, no que se refere a transporte e segurança é regular e em relação à educação a infra-estrutura é relevante.
   O nosso conselho escolar averigua o que a nossa escola precisa e quais são os assuntos mais importantes, acessora as necessidades financeiras referentes aos recursos oriundos do PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola) e PDDE ( Programa Dinheiro Direto na Escola), também participa de reuniões com a comunidade escolar referentes ao bem estar dos estudantes.
   Ocorrem reuniões bimestrais, em casos extremos, reuniões mensais, e as eleições são realizadas de dois em dois anos.
   As reuniões com o conselho são um meio de expressar a nossa opinião sobre assuntos importantes da Unidade Escolar. Temos representantes, como pais de alunos, alunos do turno noturno, funcionários, assim obtendo a oportunidade  de expressar o ponto de vista destas pessoas quando as decisões são tomadas.
   O nosso Projeto Político Pedagógico busca, de forma integrada, viabilizar uma prática interdisciplinar, acreditando que o papel da escola é viabilizar as relações humanas aprimorando valores e atitudes, além de capacitar o indivíduo na busca por informeções para usá-las em seu cotidiano.
   Nossa Missão é manter  a qualidade do nosso serviço, garantindo a permanência dos alunos na escola e contribuindo na formação de cidadãos críticos e conscientes.
   Queremos ser uma escola se referência na nossa cidade pela qualidade dos nossos profissionais e do ensino, atendendo a todos os que necessitem dos nossos serviços, esta é a nossa visão de futuro.
   Temos 3 valores: 1. Transparência: valorizamos a honestidade e mantemos uma comunicação aberta entre professores e funcionários.
                           2.Qualidade: orgulhamo-nos da qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes.
                           3. Companheirismo: estimamos o companheirismo mútuo que possibilita a ampliação da rede de idéias garantindo, assim, uma melhor integração da nossa equipe escolar.
Os objetivos e metas estabelecidos pela Unidade Escilar estão fundamentados nos altos índices de evasão e repetência apresentados pelo corpo discente.
   A nossa escola hoje serve para a formação intelectual básica dos alunos, ainda não possuímos recursos tecnológicos como laboratório de informática, mas temos a função de transmitir conhecimentoscientíficos tecnológicos e filosóficos universais como instrumentos de construção da cidadania. A escola centrada no pleno desenvolvimento do educando precisa estar buscando maneiras de fazer deste processo educativo algo prazeroso e desafiador.
   Tanto as salas de aula quanto a cozinha são azulejados e possuem piso de cerâmica.